Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

View previous topic View next topic Go down

Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by outer on Wed Jun 18 2008, 15:54

Neste dia como se previa o Rock In Rio vestiu-se negro, mas a cor não foi sinónimo de tristeza, muito pelo contrário, a invasão de headbangers oriundos de todo o país trouxe calor, devoção e garra ao festival.



Uma coisa observei neste dia; claro que a segurança é necessária e essencial, especialmente em festivais destas dimensões que movimentam multidões mas neste dia foi invulgarmente apertada em comparação aos outros, nem mínima pulseirinha com ornamentos de metal passava a porta do RIR. Ou seja como sempre o preconceito existiu, a malta de preto só traz confusão, conceito que me irrita solenemente….este público é como qualquer outro, só se quer divertir e prestar vassalagem aos seus ídolos.



Mal os primeiros metaleiros atravessaram as portas do RIR correram em direcção ao Palco Mundo para esperar pelos seus heróis (o tempo não importa quando a recompensa final é grandiosa…..). Debaixo de um sol corrosivo e um calor abrasador fomos esperando, metendo conversa uns com os outros, descobrindo as origens do colega de luta e até jogando às cartas

Moonspell


Os Moonspell foram bem recebidos por uma multidão ainda em crescimento, traziam consigo o seu novo trabalho “Night Eternal” além dos seus êxitos de sempre. Engraçado foi ver esta banda habituada a deambular nos palcos mais obscuros a actuar sob um sol brilhante, mas isso não retirou a Moonspell o seu poder.





.”Night Eternal” explora a mulher em todo o seu misticismo e força e por isso banda estava muito bem acompanhada pelas Crystal Mountain Singers (Carmen Simões [Ava Inferi], Patrícia Andrade [Vanity Chair] e Sofia Vieira [Cinemuerte]), infelizmente Anneke Van Giesbergen não pode estar presente por motivos de saúde para tristeza de muitos fãs. Poderosas as suas vocalistas tocavam em tambores, qual bruxas a evocar espíritos da natureza.



Moonspell demonstraram um imenso profissionalismo e uma incrível presença de palco, não desiludiram os fãs, suados do calor do dia e do mosh brutal que já começava a levantar poeira e provaram ser merecedores da abertura das hostes de tal dia.



Alinhamento: At Tragic Heights, Night Eternal, Finisterra, Opium, Nocturna, Scorpion Flower, BloodTells, Everything Invaded, Mephisto, Alma Mater e Full Moon Madness

Apocalyptica



O sol já se começava a por e o Parque da Bela Vista já estava ainda mais negro, pois já todas as excursões tinham chegado, já mais metalheads assumiam o seu posto nas frentes metálicas. Os Apocalyptica entraram em cena com toda a sua garra tocando Refuse/Resist dos Sepultura, manobrando os seus violoncelos como se pegassem numa leve pena



Dave Lombardo não os acompanhou, mas Mikko Sirén não ficou atrás em talento e garra contribuindo para que o mosh fosse aumentando cada vez mais. Infelizmente não houve nenhum Till Lindemann, Cristina Scabbia, Ville Valo a acompanhar vocalmente as belas e poderosas melodias instrumentais deste quinteto, mas mesmo assim não deixou de ser um concerto agressivo, pesado, místico como só a mistura de musica clássica com metal poderia ser.



Foi sem dúvida um dos melhores concertos do RIR para mim, ver a garra com que tocavam, o profissionalismo, a mestria com que tocavam os seus violoncelos e abanavam os cabelos ao mesmo tempo e a simpatia com que se dirigiam ao público, sem qualquer frieza nórdica.



Os Apocalyptica aproveitaram a oportunidade de estarem no palco Mundo para se unirem à Greenpeace no Dia Mundial do Ambiente alertando o público para esta causa e tocando a 5ª sinfonia de Beethoven para inspirarem os líderes do G8 a fazerem algo para travarem as alterações climatéricas tomando decisões nesse sentido na cimeira do G8 (Canada, França, Alemanha, Japão, Itália, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) que irá ocorrer no Japão.




Em cima do Palco Mundo, Eicca Toppinen, líder da banda, declarou: “Os Apocalyptica juntaram-se à revolução da energia da Greenpeace. Pedimos a todos os músicos e fãs que assinem a petição e se tornem revolucionários da energia para ajudarmos a parar com as alterações climatéricas e inspirarmos os líderes mundiais do G8 a adoptarem soluções inteligentes para a protecção do clima.”



Alinhamento: Refuse/Resist, Grace, I’m Not Jesus, Ion, Fight Fire With Fire, 5th Symphony Beethoven, Betrayal, Bitter Sweet, Last Hope, Seek and Destroy, Inquisition Symphony, Hall of the Mountain King, Seeman




Machine Head
Os headbangers já estavam bem “quentes” após o excelente concerto de Apocalyptica, mas foram os músicos seguintes que colocaram o público em verdadeira ebulição e foram os causadores de “circle pits”entre a imensidão de negro, iniciados pelo som poderoso de Machine Head e “Clenching The Fists Of The Dissent”.



Alternando temas do seu último álbum “The Blackening” com músicas mais antigas, os Machine Head ofereceram-nos um verdadeiro espectáculo recheado de peso, de garra e técnica, tão características de bandas da Bay Area e Rob Flynn incentivava continuamente o público ao circle pit, talvez ele próprio com vontade de se juntar aos seus fãs. Não foi um concerto para os fracos de coração…. A própria banda considerou os portugueses uns “gandas malucos”, pois não estavam a tocar nada e o mosh continuava ininterrupto….




Dentro deste set de peso há a assinalar a cover the “Hallowed Be Thy Name” dos Iron Maiden (que fará parte de um trabalho de tributo aos mesmos por várias bandas) e “Descend The Shades Of Night” dedicada a Turtle, roadie da banda que falecera havia 2 semanas.



Os Machine Head mais uma vez viram-se rendidos ao público português e Rob Flynn ainda distribuiu shots pelo público num gesto de partilha.





Alinhamento: Clenching The Fists Of Dissent, Imperium, Now I Lay Thee Down, Ten Ton Hammer, Aesthetics, Old, Hallowed Be Thy Name, Halo, Take My Scars, Descend The Shades Of Night, Davidian.







Metallica
A noite não estaria completa sem os grandes senhores do metal e que apesar de terem actuado em edições anteriores de RIR e outros festivais, foram responsáveis por grande parte da multidão ali presente. Ao som de Ecstasy of Gold”, o original de Ennio Morricone, os Metallica entraram em palco perante uma multidão cansada mas não vencida e ainda ansiosa por mais.



Creeping Death” e “Fuel” deram o mote para um grande concerto, com a garra característica de Metallica, que até envolveu alguma pirotecnia ao estilo de Rammstein. James Heatfield manteve sempre o contacto com o seu público, desafiando-o e acarinhando-o e o público foi cantando em uníssono todos os seus temas, do princípio ao fim do concerto e continuando com o mosh.






De repente parecia o fim, uma pausa….os Metallica saíam do palco para dar lugar a sons de guerra, helicópteros e a chamas, dando o impulso para o tema “One”, um dos clássicos deste colectivo.





A chegar ao fim os Metallica tocaram 2 covers “Last Caress” dos Misfits e “So What?” dos Anti-Nowhere League (esta última contaram com a ajuda dos Machine Head nas vozes) e a piece de resistance foi o tema “Seek and Destroy” para alegria dos fãs.





Os Metallica despediram-se anunciando que o seu novo álbum estará disponível em Setembro deixando uma multidão cansada mas contente pelo dia de peso que tivera.



Alinhamento: Creeping Death, Fuel, Harvester of Sorrow, Bleeding Me, King Nothing, No Remorse, Devil’s Dance, Sanitarium, Master of Puppets, Damage Inc, Nothing Else Matters, Sad But True, One Enter Sandman, Last Caress, So what?, Seek and Destroy.




Reportagem e fotos: Helena Granjo



Last edited by outer on Wed Jul 02 2008, 15:44; edited 3 times in total
avatar
outer
Global Moderator
Global Moderator

Registration date : 2007-09-06
Number of posts : 1536
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : All

http://www.myspace.com/outernalist

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Krunus on Thu Jun 19 2008, 00:19

Fantastica reportagem!!!
Aguardo pela reportagem dos Metallica
avatar
Krunus
Music listener

Registration date : 2008-01-14
Number of posts : 277
Country/ City : Gaia, Portugal

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Morgenstern on Thu Jun 19 2008, 02:35

Thanks Krunus!!! Ja ta pronta so falta postar :Big Grid:
avatar
Morgenstern
Music listener

Registration date : 2008-02-21
Female Number of posts : 703
Age : 41
Country/ City : Portugal/vila Nova de Gaia
Preferred Music Style : Metal, Goth, Industrial

http://www.myspace.com/helenagranjo

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by lilly on Fri Jun 20 2008, 11:07

Anneke Van foi a melhor escolha para este novo albúm dos Moonspell. Na minha opinião é uma das melhores vocalistas femininas.

lilly
Music listener

Registration date : 2008-05-05
Number of posts : 27
Country/ City : Agueda
Preferred Music Style : Electronic, drumnbass

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Krunus on Sat Jun 21 2008, 00:23

Belas fotos de Metallica.
avatar
Krunus
Music listener

Registration date : 2008-01-14
Number of posts : 277
Country/ City : Gaia, Portugal

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Morgenstern on Sat Jun 21 2008, 03:23

Thanks! E tava longe!
avatar
Morgenstern
Music listener

Registration date : 2008-02-21
Female Number of posts : 703
Age : 41
Country/ City : Portugal/vila Nova de Gaia
Preferred Music Style : Metal, Goth, Industrial

http://www.myspace.com/helenagranjo

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Black Ju on Sat Jun 21 2008, 03:28


Muito boa a report e as fotos.
avatar
Black Ju
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2008-02-26
Female Number of posts : 817
Age : 36
Country/ City : Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Morgenstern on Sat Jun 21 2008, 03:33

Qui linda!!! Thanks miga!
avatar
Morgenstern
Music listener

Registration date : 2008-02-21
Female Number of posts : 703
Age : 41
Country/ City : Portugal/vila Nova de Gaia
Preferred Music Style : Metal, Goth, Industrial

http://www.myspace.com/helenagranjo

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Drakos on Sat Jun 21 2008, 14:55

Foi um dia excelente, grandes bandas. Vi os concertos, só tive pena de nao ter visto Moonspell.
Apocalyptica estiveram em grande, acho ke se o concerto fosse realizado totalmente à noite seria espetacular com o jogo de luzes ke poderiam fazer. aposto ke ficava altamente com o tipo de som ke ele no proporcionam.
Machine Head, confesso nao ser grande conhecedor das musicas dele, mas sempre ke ouço gosto de ouvir. Mto Bom
E Metallica são sempre os mesmos, Sempre em grande, como sempre.

Mais uma vez adorei as fotos. E a reportagem tb, claro. Sempre bem elaborada ;)
avatar
Drakos
Music listener

Registration date : 2008-04-09
Male Number of posts : 171
Age : 38
Country/ City : Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal/Rock

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by MI-13 on Mon Jun 23 2008, 19:42

Excelente reportagem :D parabéns nina Morgens :)
Tá uma maravilha mto bem composto ,
Cheersssssssssss
avatar
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 38
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Morgenstern on Mon Jun 23 2008, 20:32

Obrigada Mig e Drakos! É bom ver que os amigos compensam por todo o trabalho do RIR
avatar
Morgenstern
Music listener

Registration date : 2008-02-21
Female Number of posts : 703
Age : 41
Country/ City : Portugal/vila Nova de Gaia
Preferred Music Style : Metal, Goth, Industrial

http://www.myspace.com/helenagranjo

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Sandra Manuel on Tue Jun 24 2008, 16:26

Excelente Reportagem e fotos

Eu tive a oportunidade de estar lá nesse dia.
Adorei todos os concertos, mesmo quando andei aos trambolhões tentando proteger a máquina fotográfica. Aproveito para agradecer a alguns desconhecidos que me oscoltaram com o máximo de cuidado para fora do mosh e me protegiam quando tentava tirar fotos.

Já tinha visto ao vivo todas as bandas, excepto APOCALYPTICA os quais achei fenomenais. Muita energia!
MOONSPELL: Orgulho Lusitano ;)
MACHINE "fucking" HEAD: sempre brutais, embora o som não tivesse ajudado muito no princípio do espectáculo.
METALLICA: Gostei, embora o concerto de 2004 no RIR, me tenha enchido mais as medidas.
Um dos grandes momentos no concerto dos Metallica, foi quando os Machine Head "invadiram" o palco e "apoderaram-se" dos microfones para cantar "So What" em coro com James Hetfield.
avatar
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 38
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

http://www.sandramanuel.com

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Morgenstern on Wed Jun 25 2008, 00:03

Thanks Sandra!
avatar
Morgenstern
Music listener

Registration date : 2008-02-21
Female Number of posts : 703
Age : 41
Country/ City : Portugal/vila Nova de Gaia
Preferred Music Style : Metal, Goth, Industrial

http://www.myspace.com/helenagranjo

Back to top Go down

Re: Reportagem Rock in Rio | 5 Junho

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum