Backstage Music

HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 

REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010

View previous topic View next topic Go down 
AuthorMessage
jdaniel
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-06-22
Male Number of posts : 584
Country/ City : Portugal / Porto
Preferred Music Style : vários

PostSubject: REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010   Mon Aug 30 2010, 04:06

NOITES RITUAL 2010 - 1º DIA

27 de Agosto de 2010
Jardins do Palácio de Cristal - Porto
Texto / Fotografia : Daniel Amado

Após 19 anos de muita música portuguesa, regressou à cidade do Porto aquele que é considerado um autêntico ritual de final de Agosto – as Noites Ritual.
Com entrada livre e só música portuguesa no cartaz, é sem dúvida um festival especial e que traz aos Jardins do Palácio de Cristal muita gente, não só os amantes dos artistas que compõem o cartaz, mas também famílias inteiras, algumas com carrinhos de bebés, que vêm passar uma noite diferente no mês de Agosto.
Em paralelo com as Noites Ritual acontecem diversas actividades que dão outra vida aos Jardins do Palácio de Cristal, não só durante as horas dos concertos, mas também a partir da hora do lanche. Este ano não faltou a sempre muito visitada feira alternativa, uma exposição fotográfica no Pavilhão Rosa Mota e o teatro de marionetas que animava a tarde e a chegada do público para assistir aos concertos em 3 espectáculos diários. No Pavilhão Rosa Mota estavam em projecção videoclips das bandas presentes em cartaz para dar a conhecer mais algum do trabalho dos artistas.

Os concertos foram divididos por 2 palcos, o Palco 1 e o Palco Ritual. O Palco Ritual estava montado na concha acústica existente nos Jardins. Os concertos eram intercalados entre cada palco e sempre com o tempo muito controlado, sem nenhuma hipótese para atrasos. Isso notou-se com o concerto dos Salto a começarem exactamente à hora marcada (21:30) apesar de as portas só terem aberto às 21:15.

Dois elementos munidos de guitarra, baixo e um Mac… São assim os Salto que abriram as Noites Ritual’10. Começaram a actuação pouco depois das portas abrirem e a uma hora que grande parte do público que esteve na primeira noite devia estar a jantar, notando-se uma afluência reduzida. Mesmo assim mostraram o seu trabalho para um público que ia “aqui e ali” dançando ao ritmo da música, mas com muita gente a estar simplesmente a “assistir”. Foram 30 minutos de uma boa actuação a abrir o festival de música portuguesa.

(Para ver mais fotos de Salto clique aqui e depois, caso apareça, em "web version")

Primeira banda no Palco principal, Os Tornados fizeram o público viajar um bocado no tempo com o seu rock. O público, que já começava a aumentar de número, não se fartou de dançar e divertir-se ao som da música de Os Tornados.
Pelo meio não faltou o instrumental de “Coimbra” que foi dedicado a vários músicos, entre eles The Legendary Tigerman que iria actuar no dia seguinte no mesmo palco.
Foi um concerto muito bom, 2º da noite, e que fez as pessoas aquecerem bem para o resto da noite.

(Para ver mais fotos de Os Tornados clique aqui e depois, caso apareça, em "web version")

Set-list de Os Tornados:
- Twist d'Os Tornados
- Dança aí
- Tempo de Verão
- Ai menina
- Veludo Azul
- Ela fugiu
- Coimbra
- Sai da minha beira
- À beira mar
- Valsa
- Onde estás tu
- Catraia
- Twist do contrabando
- Baby baby
- Taras & Manias

Samuel Úria foi o senhor que se seguiu no Palco Ritual. Começou por dizer que como o tempo era escasso, e que como ele gostava muito de falar entre as músicas, iria apresentar a banda antes de começarem a tocar. Fez referência aos solos que os diversos elementos da banda iriam realizar e à qualidade dos mesmo elementos.
Sempre com muito humor, mesmo quando se esqueceu do alinhamento ao dizer que “é bom quando as luzes batem no público porque se vê caras conhecidas. É mau quando as luzes batem em mim, porque não consigo ver a próxima música do alinhamento”.
Fechou com “Teimoso” um bom concerto nos Jardins do Palácio de Cristal.

(Para ver mais fotos de Samuel Úria clique aqui e depois, caso apareça, em "web version")

Voltando ao Palco 1, desta vez para assistir aos muito ovacionados Diabo na Cruz, naquele que foi por muita gente considerado o melhor concerto da noite!
B-Fachada era muitas vezes “chamado” pelo público e foi muito aplaudido quando ocorreu a apresentação da banda.
Interpretaram também “Lenga lenga”, música dos Gaiteiros de Lisboa, que apresentaram como sendo “pelo menos uma boa música neste concerto, já que a nossa corre o risco de não ser boa”. Não foi o que o público achou, pois esteve sempre ao rubro durante todo o concerto, tudo por causa da música e da presença em palco.

(Para ver mais fotos de Diabo na Cruz clique aqui e depois, caso apareça, em "web version")

Set-list de Diabo na Cruz:
- Eito fora/macaco
- Tão Lindo
- Loucos
- Combate
- Lenga lenga
- Casamento
- Bico de um prego
- Bomtempo
- Dona Ligeirinha
- Corridinho
- Fecha a loja

O último concerto do Palco Ritual coube a Anaquim.
Mais um concerto muito animado, com o público a rir-se não só das letras das músicas mas também de pequenas coisas que iam acontecendo, como por exemplo a imitação de José Rebola (vocalista) de Ana Bacalhau dos Deolinda, com quem canta “O meu coração”. A voz de Ana Bacalhau esteve presente em gravação, mas José Rebola tratou de fazer os gestos “típicos” de Ana quando canta nos Deolinda.
Pelo meio, alguns dos presentes mais velhos relembraram a música de uns desenhos animados muito conhecidos – a música de Tom Sawyer também foi interpretada por Anaquim.
Mais um concerto muito bom quase a chegar ao fim do primeiro dia das Noites Ritual.

(Para ver mais fotos de Anaquim clique aqui e depois, caso apareça, em "web version")

Set-list de Anaquim:
- Lídia
- Lusíadas
- Na minha rua
- Chama-me vida
- As vidas dos outros
- O meu coração
- Tom Sawyer
- Metamorfose
- Pobre Velho Louco
- Balalairas

A fechar a noite surgiram os OqueStrada
Mais uma hora e dez minutos de muita festa, dança e alegria que contagiou todo o público presente!
Com alguns instrumentos comuns mas fora do comum, como por exemplo uma “cadeira bateria”, um contra-baixo versão “pau+corda+bacia”, ou mesmo uma guitarra portuguesa tocada com um arco, os OqueStrada deram um grande espectáculo com as músicas do seu álbum – “TascaBeat – O sonho português”, tendo sido o único concerto da noite com encore!
Terminou assim a primeira noite das Noite Ritual no Porto.

(Para ver mais fotos de OqueStrada clique aqui e depois, caso apareça, em "web version")

Agradecimentos:
XINFRIM
1BIGO
Back to top Go down
summerparis
Backstage Press | Level 2
Backstage Press | Level 2

Registration date : 2010-06-29
Female Number of posts : 37
Country/ City : Porto, Portugal
Preferred Music Style : dub, downtempo, acid jazz, nu jazz, deep jazz, indie rock, post rock, electroclash, techn, jazz, world music, rock alternativo....

PostSubject: Re: REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010   Mon Aug 30 2010, 15:22

Admiro imenso todo o teu empreendedorismo, o esforço que fazes para gerir a parte escrita com os teus registos fotográficos.
Um bom trabalho, e que venham mais =)
Back to top Go down
http://brainwashmusic.blogspot.com/
Rodrigo Amares
Music listener

Registration date : 2010-08-30
Male Number of posts : 2
Country/ City : Portugal/ Porto
Preferred Music Style : Rock

PostSubject: Re: REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010   Mon Aug 30 2010, 16:07

A minha ida às noites ritual foi a melhor maneira de fechar os concertos de verão.
Por pena minha só fui a este dia.
Fiquei surpreendido pela positiva com a actuação dos oquestrada
Back to top Go down
jdaniel

PostSubject: Re: REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010   Tue Aug 31 2010, 17:42

summerparis wrote:
Admiro imenso todo o teu empreendedorismo, o esforço que fazes para gerir a parte escrita com os teus registos fotográficos.
Um bom trabalho, e que venham mais =)

Obrigado (apesar de nem sempre o esforço não significa qualidade... eheh. Mas pelo menos tento!)
Back to top Go down
jdaniel

PostSubject: Re: REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010   Tue Aug 31 2010, 17:46

Rodrigo Amares wrote:
A minha ida às noites ritual foi a melhor maneira de fechar os concertos de verão.
Por pena minha só fui a este dia.
Fiquei surpreendido pela positiva com a actuação dos oquestrada

É sem dúvida uma boa maneira de fechar os concertos de Verão! O segundo dia também foi muito bom, e já podes ver a reportagem aqui no Backstage.

Também nunca tinha visto OqueStrada ao vivo e também me chamou a atenção... Já tinha ouvido músicas, visto reportagens, mas ainda assim também gostei bastante de os ver ao vivo!
Back to top Go down
Sponsored content

PostSubject: Re: REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010   

Back to top Go down

REPORTAGEM - NOITES RITUAL 2010 | 27 de Agosto de 2010
View previous topic View next topic Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Luv Injection v Saxon: UK -27.08.2010 "Rise of the Gladiators"
» Legends of Rock 2010
» CHRISTMAS 2010 REGGAE SELECTION 1