Backstage Music

HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 

2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club

Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   Fri May 06 2011, 23:23

THE UGLY WORLD TOUR 2011

5 de Maio de 2011
Hard Club (Sala 1)
Line-up: MACHINAE SUPREMACY, ENSIFERUM, CHILDREN OF BODOM
Texto & fotos: Renata Lino

Nota: não foi cedido passe de imprensa ao Backstage Music Forum, pelo que as fotos foram tiradas com uma câmara compacta e do mesmo sítio - daí a fraca qualidade.

Com a edição de “Reckless Relentless Forever”, os CHILDREN OF BODOM regressaram a Portugal depois de uma ausência de 5 anos. Com eles trouxeram os compatriotas ENSIFERUM, que nos visitaram o ano passado no Vagos Open Air, e os vizinhos suecos MACHINAE SUPREMACY, que creio ter sido a primeira vez que tocaram em terras lusas.

Á entrada estava um aviso que informava que os CHILDREN OF BODOM iriam recolher imagens do concerto e que ao entrarmos no recinto autorizávamos o uso público dessas imagens. Estas destinam-se ao primeiro photobook da banda, a sair no Outono, que traduzirá em fotografia a vida na estrada dos COB.

Sem atrasos, os MACHINAE SUPREMACY subiram ao palco às oito da noite e foram imediatamente bem recebidos. Eu conheço-os mal, mas a maioria do público parecia conhecê-los muito bem. E quem não conhecia fez a festa na mesma. Vi várias pessoas a acompanhar as letras com os braços no ar e um sorriso na cara. E a banda estava genuinamente satisfeita com a recepção.
Um amigo disse-me que eles fazem covers de músicas de videojogos e descobri que, de facto, eles se auto-classificam de “SID metal”, visto muitas das suas músicas usarem uma SidStation, com um chip SID do Commodore 64.
Tocaram então esta mistura computadorizada de heavy metal com rock alternativo durante meia hora, que creio ter começado com o tema “Truth Of Tomorrow”. A última tenho a certeza que foi “Through The Looking Glass”, pois era a única que realmente conhecia (e, aparentemente, é a mais popular).

www.machinaesupremacy.com

As boas bandas de folk metal tornam sempre os seus concertos numa grande festa, e conseguem contagiar mesmo quem não vai muito à bola com aquele som – que é o meu caso. Mas o ambiente estava de tal modo ao rubro que dei por mim a abanar a cabeça (aliás, o corpo todo) ao som de ENSIFERUM. Destaque para o baixista Sami Hinkka, que estava simplesmente imparável. Músicas como “From Afar”, “Twilight Tavern” e “Ahti” puseram toda a gente aos berros e em movimento, como já tinha acontecido o ano passado em Vagos. Mas desta vez, sendo um recinto fechado, acho que deu para se sentir melhor, mais de perto, a reacção dos fãs.
Quando Petri Lindroos anunciou que gostaria de nos levar “Into Battle”, as luzes tornaram-se vermelhas e mantiveram-se assim a canção toda, provavelmente para lembrar o sangue de um campo de batalha. E em “Lai Lai Hei”, já perto do final, o público mostrou que tinha excelentes pulmões para gritar aquelas três palavrinhas. “Iron” fechou uns animados 45 minutos.

www.ensiferum.com

Quase que dava para tocar outra banda entre ENSIFERUM e CHILDREN OF BODOM, dado o tempo de intervalo entre as duas (40 minutos). Mas há que trocar de instrumentos, fazer-lhes um último soundcheck e preparar o cenário (neste caso, uns farrapitos a pender do tecto) para os cabeças de cartaz. E às dez horas, conforme anunciado, os CHILDREN OF BODOM subiram ao palco. A ovação do público ainda antes de eles começarem a tocar não deixou dúvidas quanto a quem era a banda mais esperada da noite.
A primeira música do último álbum, “Not My Funeral”, foi também a primeira do concerto. Embora “Relentless Reckless Forever” tenha sido editado apenas em Março, os fãs acompanharam a letra palavra por palavra. Aliás, fizeram-no durante todo o concerto, tanto com as músicas novas como com as antigas.
Embora COB já tenha sido a minha banda preferida, não estou familiarizada com os dois últimos trabalhos, já que me soaram muito iguais. Mas ao vivo funciona sempre, ainda para mais misturadas com os “clássicos”. Já ouvi opiniões de quem gostou mais do concerto anterior, e de quem preferiu este. A setlist do concerto de Janeiro de 2006 pode ter sido mais apelativa a quem, como eu, acha que a banda não desenvolveu muito nos últimos anos, mas achei que a prestação em palco foi muito mais bem conseguida ontem do que há 5 anos atrás.
Mais ou menos a meio do concerto, Alexi Laiho perguntou se queríamos ouvir temas “old school” (escusado será dizer a resposta) e seguiu-se um pequeno medley de “Children Of Bodom” e “Hate Me!”, dos álbuns “Follow The Reaper” (2000) e “Hatebreeder” (1999), respectivamente.
Mais à frente, Alexi anunciou que Mr. Janne Warman iria tocar algo para nós. Da última vez foi qualquer coisa da Britney Spears, mas agora foi algo menos “extremista”: “Jump” dos VAN HALEN. Mas após os primeiros acordes, que Jaska Raatikainen acompanhou na bateria, Alexi interrompeu e pediu a Janne que tocasse algo sem ser VAN HALEN. O teclista assim fez, dando início a “Downfall”.Saíram então do palco mas não demorou muito a regressarem para o encore. No final do mais recente single/vídeo “Was It Worth It?”, Alexi gritou que sim, tinha valido a pena.
Para o grand finale, “Hate Crew Deathroll”, foi-nos pedido ajuda no refrão – o que não deixa de ser redundante, visto que “ajudámos” do princípio ao fim do concerto.

Setlist:
- Not My Funeral
- Bodom Beach Terror
- Needled 24/7
- Shovel Knockout
- Roundtrip To Hell And Back
- In Your Face
- Living Dead Beat
- Children Of Bodom / Hate Me!
- Blooddrunk
- Angels Don't Kill
- Follow The Reaper
- Downfall
---------------------------------
- Was It Worth It?
- Everytime I Die
- Hate Crew Deathroll

www.cobhc.com

Last edited by Pieni on Sun May 08 2011, 18:43; edited 1 time in total
Back to top Go down
Anger
Music listener

Registration date : 2009-03-03
Number of posts : 89
Country/ City : Espinho/ Portugal
Preferred Music Style : Heavy

PostSubject: Re: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   Sun May 08 2011, 18:40

Headbanging
Back to top Go down
Pieni

PostSubject: Re: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   Sun May 08 2011, 18:41

Anger wrote:
Headbanging

Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   Sat May 14 2011, 12:49

Obrigada pela report Tita!!
Adorei o concerto de Children. Não vi até ao fim, mas foi muito bom aquilo que vi.
Deixo aqui duas fotos.

Ensiferum
(mais em: http://festivalphoto.net/index.php?page=2&concertID=18618)

Children Of Bodom
(mais em: http://festivalphoto.net/index.php?page=2&concertID=18617)

Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni

PostSubject: Re: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   Sat May 14 2011, 12:54

Ah ah ah! Aquele baixista de Ensiferum!

CoB conseguiu surpreender-me
Back to top Go down
Sandra Manuel

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   Sat May 14 2011, 13:21

O baixista é o melhor personagem para fotografar!!
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni

PostSubject: Re: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   Sat May 14 2011, 14:06

Sandra Manuel wrote:
O baixista é o melhor personagem para fotografar!!

Absolutamente de acordo! E tive a sorte de ficar do lado dele
Back to top Go down
Sponsored content

PostSubject: Re: 2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club   

Back to top Go down

2011-05-05, CHILDREN OF BODOM + ENSIFERUM + MACHINAE SUPREMACY, Hard Club
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Bible Verse For The Day...2011
» Rock & Worship Roadshow 2011 Tour
» Jean Luc Ponty, Frank Gambale joins Return to forever 2011
» Opeth US Tour Dates 2011 - yo Shawn, opening act is Katatonia!
» DAVE MUSTAINE Wants To Form 'Supergroup' With METALLICA's HETFIELD, ULRICH - Aug. 10, 2011