Backstage Music

HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 

2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico

Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Thu Jul 28 2011, 21:49

EPITAPH TOUR

27 de Julho de 2011
Pavilhão Atlântico
Line-up: QUEENSRYCHE, JUDAS PRIEST
Texto & fotos: Renata Lino

Depois de alguns percalços com a excursão (atrasos, demasiadas paragens para responder a necessidades fisiológicas, e um pneu furado) lá chegámos ao Pavilhão Atlântico a uns escassos dez minutos antes das 20:00. Fiquei a saber na camioneta, com grande espanto, que num outro fórum alguém terá dito que os QUEENSRYCHE haviam cancelado o concerto. Nunca hei-de entender como este tipo de rumor começa. Só sei que quando entrei no Pavilhão e vi o pano de fundo com o logótipo da banda de Seattle, não pude deixar de sorrir triunfante.

Eram 20:00 em ponto quando “Get Started” ecoou num Pavilhão muito longe de estar cheio.

Quando Geoff Tate se dirigiu ao público a seguir a “Damaged”, cometeu uma grave gafe ao dizer que era um prazer tocar pela primeira vez em Lisboa. Eu questionei a validade da sua memória, mas houve quem fosse mais longe e dissesse que ele deveria pensar que estava em Espanha quando tocou na Aula Magna há apenas 3 anos. Mas mais tarde lembrei-me que essa tour, Operation Mindcrime I & II, deveria ter passado pela Europa no Outono de 2007 mas acabou por ser cancelada e completamente re-agendada para o Verão de 2008. A data portuguesa original aconteceria no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, mas com a remarcação, foi transferida para a Aula Magna em Lisboa. Creio assim que Tate confundiu apenas as cidades e não os países.

E por falar em cidades, Tate disse que poderíamos conhecer muitas coisas acerca da cidade natal dos QUEENSRYCHE, mas que se calhar não sabíamos que Seattle tinha um nickname: Jet City. E assim estava feita a introdução para “Jet City Woman”.

No tema final, “Eyes Of A Stranger”, Tate modificou o timbre de voz com que deveria cantar o refrão – provavelmente por o original ser demasiado agudo e o vocalista de 52 anos temer desafinar. Desafinámos nós todos por sua vez, de corpo e alma.

www.queensryche.com

Embora este concerto de QUEENSRYCHE fizesse parte da sua tour do 30º aniversário, não fez com que tocassem mais de 45 minutos como qualquer outra banda convidada. O que me levou a pensar que JUDAS PRIEST subiria ao palco às 21:00. Pois pensa de novo… O lado A de “Highway To Hell” dos AC/DC deu a volta (não que eu acredite que estivessem mesmo a passar vinis, mas não me recordo de ouvir “Shot Down In Flames” ou “If You Want Blood” antes de ouvir “Highway To Hell” pela segunda vez), e só às 21:30 “War Pigs” dos BLACK SABBATH interrompeu os AC/DC, com o volume mais alto e a intensidade da luz mais baixa, mostrando-nos que a espera tinha terminado.

O pano caiu só depois de “Battle Hymn” ter servido de intro e o concerto começou verdadeiramente com “Rapid Fire”, perante um público bastante mais numeroso.

Quando em Abril os JUDAS PRIEST anunciaram que o guitarrista e fundador da banda K.K. Downing iria deixar a banda sem completar esta tour e dizer um último adeus, fiquei bastante decepcionada, e já estava a contar que este concerto “não ia ser a mesma coisa”. Apresento aqui as minhas desculpas a Richie Faulkner por este julgamento precipitado. Faulkner é um excelente guitarrista que, vestido a rigor, interpretou todas as canções como se fossem de sua autoria, com todas aquelas poses e caretas que o público adora. Confesso que esqueci Downing logo por volta da segunda música.

Os PRIEST sempre se esmeraram nas suas aparições em palco, mas sendo esta a tour de despedida, superaram-se com uma mistura de lasers, fogo, videowallRob Halford também estava mais “solto”, falando mais e até dançando em “Blood Red Skies”

Todo o metal tem a sua balada – palavras de Halford – e a da noite foi “Beyond The Realms Of Death”, que o vocalista lembrou terem tocado da última vez que por cá passaram e esperava que gostássemos tanto agora como então tínhamos gostado.

A cover de Joan Baez, “Diamonds And Rust”, que em estúdio é bastante electrizada, tem sido apresentada em versão acústica nos últimos anos, tornando-se também numa balada. No entanto, desta vez, os PRIEST surpreenderam-nos com uma terceira versão “híbrida”: acústica na primeira metade, a todo o gás na segunda.

“Breaking The Law” e “Painkiller”, as duas músicas antes do primeiro encore, também tiveram as suas particularidades – na primeira, Halford não cantou uma única palavra, deixando-nos encarregue dessa tarefa (em que, ao contrário de “Eyes Of A Stranger”, não saímos de tom); na segunda, Scott Travis estendeu a intro de bateria, presenteando-nos com o seu solo.

Também a Harley Davidson que anuncia “Hell Bent For Leather” teve direito a despedir-se de nós, tendo a despedida da banda, no final de “Living After Midnight”, sido feita através das palavras solenes de Halford: “Keep heavy metal safe. Good night, Goodbye”.

http://judaspriest.com/

Back to top Go down
MI-13

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 08 2011, 18:47

xiii Que concertão que deve ter sido

Pena nunca ter visto Judas Priest com o Rob , grrrrrrrrrrrrr
Back to top Go down
Pieni

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 08 2011, 18:49

MI-13 wrote:
xiii Que concertão que deve ter sido

Olá se foi ;-)
Back to top Go down
MI-13

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 08 2011, 18:53

A melhor foto sem dúvida é a última
do Rob A dizer adeus

Back to top Go down
Pieni

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 08 2011, 18:55

O sentimento na cara dele Tive pena de não ficar mesmo à frente, e não ter a minha reflex, mas ainda assim, acho que me safei bem nas fotos ;-)
Back to top Go down
xtr3me
Backstage Press | Level 2

Registration date : 2010-04-12
Male Number of posts : 102
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : Good music

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 15 2011, 22:45

Que estupidez. Só depois do concerto ter sido é que soube que era o grande Geoff Tate e os seus Queensryche a abrir!

Já é a segunda vez que vêm cá e eu deixo passar.

Priest já tinha visto na Priest Feast e dão um bruto espectáculo, pelo que imagino que este tenha sido na mesma linha. É o despedir de um dos dinossauros do metal.

Last edited by xtr3me on Mon Aug 15 2011, 23:15; edited 1 time in total
Back to top Go down
http://www.flickr.com/photos/dcosta/
Pieni

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 15 2011, 22:47

xtr3me wrote:
Já é a segunda vez que vêem cá e eu deixo passar.

À terceira é de vez... ;-)
Back to top Go down
xtr3me

Registration date : 2010-04-12
Male Number of posts : 102
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : Good music

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 15 2011, 23:17

Pieni wrote:

À terceira é de vez... ;-)

Se vierem uma 3ª vez :/

É certo que já vão longe os tempos dos Queensryche do Operation Mindcrime, mas continuam a ser uma das bandas mais sub-valorizadas do metal progressivo, na minha opinião. E nem por terem o contributo de uma das vozes mais dinâmicas de sempre do metal serviu para lhes dar mais reconhecimento.

É pena porque são, de facto, grandes.
Back to top Go down
http://www.flickr.com/photos/dcosta/
Pieni

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   Mon Aug 15 2011, 23:22

xtr3me wrote:
Se vierem uma 3ª vez :/

Não percas a esperança. A minha mãe levou 32 anos para ver Alice Cooper, e depois viu-o duas vezes em 11 meses =P

Sem querer meter inveja, só mesmo por gostares da banda, aqui tens algumas fotos do concerto na Aula Magna: http://frontrowforever.net/2011/05/21/revisited-queensryche-aula-magna-20080601/

Back to top Go down
Sponsored content

PostSubject: Re: 2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico   

Back to top Go down

2011.07.27, JUDAS PRIEST + QUEENSRYCHE, Pavilhão Atlântico
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Judas Priest
» Mikael Akerfeldt's list of "very inspiring" albums
» Bible Verse For The Day...2011