Backstage Music


 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 
 

 Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia

Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 08 2011, 01:49

reportagem
VAGOS OPEN AIR
1º DIA



5 de Agosto de 2011
Lagoa de Calvão

Line-up: REVOLUTION WITHIN, CRUSHING SUN, ESSENCE, ANATHEMA, TIAMAT, OPETH

Fotos: Sandra Manuel
Texto: Renata Lino


Pelo terceiro ano consecutivo, no primeiro fim-de-semana de Agosto, as atenções da comunidade metaleira nacional focaram-se na Lagoa de Calvão.
Mesmo antes de passar as portas, notámos a primeira modificação: os bilhetes, convites e pulseiras eram desta vez adquiridos num contentor com 3 guichets, em vez da bilheteira única do recinto, o que evitou as longas filas que se registaram nos anos anteriores.
Já lá dentro, por outro lado, a mudança na disposição das barracas não agradou tanto à generalidade das pessoas. É certo que o número/variedade de “comes & bebes” voltou a aumentar, mas reduziram o espaço ao merchandise: em vez da grande tenda com as várias bancas lá dentro, cada banca tinha agora uma tendinha própria com muito pouco espaço a dividi-las, dificultando a movimentação entre elas.
Outra novidade foi uma pequena exposição de fotografia, na tenda destinada às sessões de autógrafos, com momentos capturados nas edições anteriores do festival pelas mãos de André Henriques, António P. Nascimento, Gonçalo Delgado e Vânia Santos. Esperamos que para o ano se repita, com mais trabalhos e mais autores.

Às cinco horas os REVOLUTION WITHIN tiveram a honra – usando as palavras do vocalista Raça – de inaugurar o 3º VOA. Apesar do calor e de não conhecerem a música de abertura, pois “Only The Strongest Will Survive” é um tema novo, o público mexeu-se bastante com o thrash metal da banda de Santa Maria da Feira.
“Silence”, para a qual foi gravado um vídeo que já ultrapassou as 8.800 exibições no YouTube, já era mais familiar e o entusiasmo aumentou.
Em “Surrounded By Evil”, que está a caminho de tornar-se um clássico, era notável o orgulho na expressão de Raça ao ouvir o “... by evil” gritado por aquela gente toda.
Depois de apresentarem mais um tema novinho em folha, “Without Recognition”, sobrava tempo apenas para mais uma. Raça disse que já há bastante tempo que desejavam fazer uma wall of death nos seus concertos, mas ou não havia gente suficiente, ou o local era apertado... Vagos era o sítio ideal para o efeito e com os primeiros acordes de “Stand Tall”, os moshers lá se engalfinharam uns nos outros.

http://www.myspace.com/revolutionwithinpt








Seguiram-se os vilacondenses CRUSHING SUN, que abriram com o mesmo tema que abre o álbum de estreia “TAO”: “Rain”.
Algo que caracteriza muito esta banda é o dinamismo e a expressividade com que o vocalista Bruno Silva interpreta os temas, encorajando o público a seguir o exemplo. Sem querer desmoralizar as bandas portuguesas que actuaram nas edições anteriores, creio que este ano houve um maior apoio “ao que é nosso”.
Durante cerca de 40 minutos assistimos a um desfile de temas de death/sludge de qualidade, focado no já referido álbum. Mas foram buscar ao split com os E.A.K., “Bipolar” (2008), a música “Longoria” para terminar a actuação.

http://www.myspace.com/crushingsun












A primeira banda internacional do Vagos Open Air 2011 foi uma das estreias que o cartaz nos reservava. ¾ de dinamarqueses, ¼ de noruegueses (o baixista Benjamin Atlas, que de momento é apenas um músico de sessão para os concertos), os ESSENCE provaram que o termo “fora de moda” não se aplica a estilos musicais. Ainda no princípio da casa dos 20, deram um excelente concerto de thrash metal, daquele old school característico de uma época em que ainda não tinham nascido.
Todos pareciam bem dispostos e bastante contentes por estar ali, com o vocalista Lasse Skov sempre a sorrir e a falar com o público entre as músicas. Anunciou a terceira dizendo que alguns de nós talvez já tivéssemos visto o vídeo e que por isso saberíamos que começava com baixo. Conhecessem “Blood Culture” ou não, o público bateu palmas ao ritmo do baixo de Atlas.
Depois de “Shades Of Black”, Skov perguntou “are we boring you, friends? Does Portugal like thrash metal?” A maneira como os portugueses berraram e reagiram à cover de SLAYER “Raining Blood” tirou-lhe qualquer dúvida (se é que realmente ainda as tinha).
Por esta altura eu estava mais para trás e não conseguia ver o palco, mas dado que se começou a ouvir “we want more!”, presumo que os rapazes tivessem saído de cena. Mas então ouvi novamente a voz de Skov a perguntar se conhecíamos a música que tinham acabado de tocar, “It was Metallica, right?”. Uns ainda berraram que não, mas a maior parte riu-se. “Oh, of course. It was Megadeth”. Tal como disse, muito bem dispostos.
O último tema foi então “Lost In Violence”, tema-título do álbum de estreia.
Dado o número de pessoas que vi com t-shirts de ESSENCE, não fui a única a achar que esta banda tem futuro.

http://www.essencemetal.com










Os ANATHEMA eram sem dúvida uma das bandas mais aguardadas daquele dia – não importa quantas vezes cá toquem, o público português acolhe-os sempre de coração.
Com o “nosso” Daniel Cardoso nas teclas, “Thin Air” deu início ao repertório mais envolvente do festival.
Vincent Cavanaugh cumprimentou o público em português: “olá pessoal, tudo bem?”. Mas a meio de “Summernight Horizon” deixou de estar tudo bem, pois um problema técnico no PA deitou a luz abaixo. O público não achou muita piada, mas a banda riu-se. O problema resolveu-se rapidamente (ou remediou-se, pois voltou a acontecer umas duas vezes mais, mas sem interromper a actuação – ou pelo menos sem eu ter dado conta) e prosseguiram com “Dreaming Light”.
Acompanhando as letras ou a bater palmas, a participação do público foi constante. Vincent até gritou “c*******!”, no final de “A Simple Mistake”, se não estou em erro, tal era o seu contentamento perante semelhante recepção.
“Do you wanna cantar comigo?”, perguntou o vocalista antes de iniciar “Flying”. Conseguem imaginar a resposta.
Com uma compilação, “Falling Deeper”, prevista para Setembro, Vincent anunciou que na próxima tour certamente tocariam no Porto e em Lisboa. Noutro momento do concerto terá também dito que Portugal era “a beautiful country, full with beautiful people”.
“Fragile Dreams” encerrou o concerto, e quando os ANATHEMA estavam já a despedir-se, o PA voltou estourar. O que não impediu a banda de Liverpool de continuar a acenar e a agradecer.

http://www.anathema.ws/












Não me recordo a última vez que os suecos TIAMAT actuaram em Portugal, mas já lá iam uns anos. Pessoalmente, era a banda que mais queria ver e não me desapontaram.
O concerto atrasou cerca de 20 minutos. Depois dos problemas com o PA durante a actuação dos ANATHEMA, começávamos a recear o pior. Mas “Fireflower” lá começou, com Johan Edlund a pedir desculpa no final. Prosseguiram com “Children Of The Underworld”, que dedicaram aos ANATHEMA e aos OPETH (a propósito, o teclista dos OPETH, Joakim Svalberg, era quem estava atrás das teclas dos TIAMAT naquela noite).
Com excepção dos dois primeiríssimos álbuns, “Sumerian Cry” (1990) e “The Astral Sleep” (1991), visitaram toda a sua discografia. “Whatever That Hurts”, “Brighter Than The Sun” e “Cold Seed” foram alguns dos momentos mais altos.
Os temas mais antigos ficaram para o final: “The Sleeping Beauty” e “Gaia”, que alguém na multidão já tinha gritado logo no início do concerto. Com um sincero “God bless you. Thank you so much, enjoy Opeth!”, Edlund & Co. deixaram o palco.

http://www.churchoftiamat.com/














Quando os primeiros acordes de “The Grand Conjuration” soaram, um coro de “ooooooohhhhhhhhhhhhhh” nos mesmos tons fez-se ouvir em todos os cantos do recinto.
Mikael Åkerfeldt estava muito divertido, fazendo-nos gritar repetidamente por Vagos, pelos OPETH, por cada elemento da banda... Assim como também nos contou que tinha estado na praia com a sua filha Melinda (que estava perdida de sono, abraçada a um urso de peluche, a um canto do palco), ou de como tinha sido grande fã de David Vincent dos MORBID ANGEL quando era mais novo. Aliás iriam tocar uma música com influências de MORBID ANGEL, mas não naquela altura. Agora era tempo para “In My Time Of Need”. No final desta, lá tornou ele a falar na banda americana, pedindo ao público para fazer-lhe um favor e berrar por David Vincent, apresentando então a tal música “influenciada”, “Master’s Apprentices”.
Por esta altura vim embora, pelo que não posso dizer que outras piadas Åkerfeldt terá feito, mas através de testemunhos de grandes fãs da banda, posso afirmar que este foi dos melhores, senão o melhor concerto dos OPETH em Portugal, e que terminou com “Deliverance”.

http://www.opeth.com/

















Last edited by Pieni on Wed Aug 17 2011, 01:56; edited 4 times in total
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 39
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 08 2011, 18:51

Nice report, parabéns às duas

rockinggggggggggggg
Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 08 2011, 18:54

MI-13 wrote:
Nice report, parabéns às duas

Obrigado Ainda faltam as fotos de Anathema, mas não tardam ;-) Vamos tentar submeter a report do 2º dia ainda hoje.
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 39
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 08 2011, 18:56

Nem quero ver oololol já estou roído de invejaaaaaaaaaa :P

Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 08 2011, 18:57

MI-13 wrote:
Nem quero ver oololol já estou roído de invejaaaaaaaaaa :P


Ah ah ah!
Back to top Go down
Black Ju
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Female Number of posts : 817
Age : 37
Country/ City : Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 09 2011, 00:41

Boa report.
Foi um dia porreiro, mas gostei mais do segundo
Fizeste lá falta MIg :P
Back to top Go down
paulo_magas
Music listener


Registration date : 2011-04-22
Male Number of posts : 2
Country/ City : V.N.Gaia
Preferred Music Style : Rock

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 09 2011, 01:55

Grandes Renata e Sandra!!!
Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 09 2011, 01:56

paulo_magas wrote:
Grandes Renata e Sandra!!!

Obrigado, Paulo
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 39
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 09 2011, 11:19

Black Ju wrote:
Boa report.
Foi um dia porreiro, mas gostei mais do segundo
Fizeste lá falta MIg :P

Pois, e pelas bandas de Sábado . OMG

que power que tinha sido
Back to top Go down
Solitude
Photographer
avatar

Registration date : 2009-08-07
Female Number of posts : 13
Age : 41
Country/ City : Portugal/Queluz
Preferred Music Style : Metal (almost all genres)

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 09 2011, 20:41

Mais uma vez, os Parabéns para a Pieni e para a Sandra!!
Não consegui estrear-me ainda no Vagos, mas sei bem o que é ver Anathema e Opeth, pois já os vi o ano passado no SummerBreeze, na Alemanha e no Sonisphere Finland deste ano, respectivamente. Daí que tenham surgido as saudades ao ler este report e ver as fotos.
Back to top Go down
http://poisonedtwilight76.deviantart.com/
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 09 2011, 20:53

Solitude wrote:
Daí que tenham surgido as saudades ao ler este report e ver as fotos.

Mas é o tipo de saudade bom ;-)
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 39
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 09 2011, 22:16

Obrigada a todos!!

Espero um dia ir ao SummerBreeze e ao Sonisphere.!
Bem, eu quero ir a todos que puder. Já fui Wacken e Download. Agora é Hellfest, Metalcamp, Castle Party, etc.

Solitude, a sessão de autógrafos dos Anathema foi demais. 2h30mn e eles a curtir! Já tinham bebido pouco ehehe


Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
xtr3me
Backstage Press | Level 2
Backstage Press | Level 2
avatar

Registration date : 2010-04-12
Male Number of posts : 102
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : Good music

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 15 2011, 22:50

Bom report e boas fotos!

Fui só a este dia do festival e por causa de Opeth.

Cheguei a Vagos ainda a tempo de ver um bocadinho de Anathema (estavam a começar a Deep), mas ainda tive tempo de ver as falhas na electricidade (que se voltariam a manifestar mais à frente).

Do pouco que vi ... foi Anathema. Não sabem dar maus concertos, até porque há grande empatia com o público nacional. No entanto, estarei sempre marcado por aquele concerto épico na Incrível e dificilmente verei melhor.

Depois aproveitei a desmobilização geral para me chegar à frente, não particularmente pelo interesse em Tiamat, que deram um concerto competente (apesar do enorme tempo de espera para resolução dos problemas técnicos), mas para ver os enormes Opeth que nunca tinha conseguido ver em Portugal.

Foi pena o som demasiado "amador" na Grand Conjuration (ainda por cima nesta), mas depois, foi sempre a abrir. Uma grande setlist, apesar de poder sempre melhor, com o saborzinho especial da Deliverance para fechar as hostes.

Valeu o sacrificio de ir de Lisboa a Vagos e voltar no mesmo dia
Back to top Go down
http://www.flickr.com/photos/dcosta/
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 15 2011, 22:53

xtr3me wrote:
Bom report e boas fotos!

Pela parte que me toca, obrigado

Relativamente a Opeth, alguém hoje no Facebook mencionou que eles vão aí a Lisboa acho que ainda este ano. Tenho de confirmar para noticiar aqui, mas ficas já de sobreaviso ;-)
Back to top Go down
xtr3me
Backstage Press | Level 2
Backstage Press | Level 2
avatar

Registration date : 2010-04-12
Male Number of posts : 102
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : Good music

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 15 2011, 23:04

Pieni wrote:
xtr3me wrote:
Bom report e boas fotos!

Pela parte que me toca, obrigado

Relativamente a Opeth, alguém hoje no Facebook mencionou que eles vão aí a Lisboa acho que ainda este ano. Tenho de confirmar para noticiar aqui, mas ficas já de sobreaviso ;-)

Vêm sim. Já pus nos announcements. E vêm com outra das minhas bandas favoritas, os enormes Pain of Salvation!

Obrigado pelo aviso
Back to top Go down
http://www.flickr.com/photos/dcosta/
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 39
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Mon Aug 29 2011, 15:59

Ó extreme então estiveste perto de nós e não disseste nada? É sempre bom conhecermos os nossos colegas cara-a-cara!!

Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Anger
Music listener
avatar

Registration date : 2009-03-03
Number of posts : 89
Country/ City : Espinho/ Portugal
Preferred Music Style : Heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 30 2011, 12:58

Reportagem estrondosa como estamos habituados a ter.
Para mim este foi o melhor dia do festival. Anathema tinha visto por algumas vezes e Tiamat vi há uns bons anos atras na escola soares dos reis.
Foi bom para reviver velhos tempos
Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 39
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 30 2011, 13:07

Obrigado, Anger

Eu não estive nesse concerto (1995) mas lembro-me bem dos meus amigos falarem e da raiva que tive de não poder ir =P
Back to top Go down
Anger
Music listener
avatar

Registration date : 2009-03-03
Number of posts : 89
Country/ City : Espinho/ Portugal
Preferred Music Style : Heavy

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Tue Aug 30 2011, 16:51

Pois.... foi dos melhores festivais que assisti
Mais uma coisa sobre este festival, para mim está no top dos melhores festivais metal no nosso país
Back to top Go down
xtr3me
Backstage Press | Level 2
Backstage Press | Level 2
avatar

Registration date : 2010-04-12
Male Number of posts : 102
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : Good music

PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   Fri Sep 02 2011, 01:46

Sandra Manuel wrote:
Ó extreme então estiveste perto de nós e não disseste nada? É sempre bom conhecermos os nossos colegas cara-a-cara!!


É verdade Sandra. Ainda não tive o prazer de conhecer ninguém daqui do backstage daí que não conseguiria reconhecer quem quer que fosse. A ver se se corrige esta situação a curto prazo
Back to top Go down
http://www.flickr.com/photos/dcosta/
Sponsored content




PostSubject: Re: Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia   

Back to top Go down
 
Reportagem: 2011.08.05, Vagos Open Air, 1º dia
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Opeth US Tour Dates 2011 - yo Shawn, opening act is Katatonia!
» Dennis Chambers on Billy's Open Handed Playing
» Bible Verse For The Day...2011
» Red scarf fanatics open a mall!
» Rock & Worship Roadshow 2011 Tour

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Hard n Heavy :: Live Music Feedback-
Jump to: