Backstage Music


 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 
 

 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club

View previous topic View next topic Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Thu Sep 15 2011, 20:24

IN FLAMES
EUROPEAN TOUR 2011




13 de Setembro de 2011
Hard Club
Line-up: NOCTIFERIA, IN FLAMES
Texto: Renata Lino
Fotos: Sandra Manuel


Ao princípio da noite o Hard Club estava ainda bastante abandonado – não só os NOCTIFERIA são pouco conhecidos por cá, como o FCP jogava em casa e o jogo era transmitido na televisão. Mas os poucos presentes receberam a primeira banda de braços abertos. Ou melhor, erguidos no ar, com berros a acompanhar.

Formados em 1992 em Ljubljana (capital da Eslovénia) sob o nome EMETICA, só dois anos mais tarde adoptaram o nome actual (que, já agora, significa “noite eterna”). Desde então editaram um álbum ao vivo e quatro de estúdio, tendo passado por várias mudanças de line-up e de estilo. Talvez por isso, por agora tocarem metal industrial em vez do black metal melódico de outrora, os 45 minutos que estiveram em palco foram dedicados ao álbum mais recente, “Death Culture” (2010), com apenas duas músicas do anterior.

“Terror” deu início ao concerto, e depois de “Deluders And Followers”, Gianni Poposki deu as boas noites e agradeceu a nossa presença, dizendo que era o primeiro concerto da tour e como era bom esta ali em Portugal, também pela primeira vez. “This is the era of Death Cult” foi a introdução para “Non Individuum”.

“Viajando no tempo” (usando as palavras de Poposki), até “Slovenska Morbida”, tocaram “Evil Vs. Evil”, seguida da única música que conhecia, “Demoncracy”, que foi o primeiro vídeo que apareceu no YouTube quando procurei pela banda.

Para os dois temas finais, “Samsara” e “Mara”, Poposki foi para trás de um set de percussão montado no centro do palco (a bateria estava à esquerda).

Na despedida, Poposki bateu com a palma no coração, e o guitarrista Igor Nardin juntou as mãos, como numa oração, gestos que mostram o quanto tinham apreciado a recepção.

Não me lembro onde li que os NOCTIFERIA eram a melhor banda de metal da Eslovénia. Não sei se é verdade, mas que deram um muito bom concerto, isso deram.

Setlist: http://www.setlist.fm/setlist/noctiferia/2011/hard-club-porto-portugal-bd0293e.html

www.noctiferia.net










Para IN FLAMES a casa estava cheia. O palco ficou pronto rapidamente, e não havendo já movimento de roadies, pensávamos que os suecos subiriam ao palco às 22:00. Mas não, e a impaciência crescia, até que alguém começou a gritar "IN FLAMES, IN FLAMES!" e praticamente toda a sala seguiu o exemplo.

Acho que eram 22:15 quando o tema-título do último álbum acabou com a espera e pôs o rebuliço em andamento.

Em “Deliver Us”, Anders Fridén estendeu o microfone na nossa direcção para gritarmos aquelas duas palavrinhas, e como as gritámos!

Mantiveram-se em “Sounds Of A Playground Fading”, com “All For Me”, e foi então que Fridén falou ao público, perguntando como estávamos e dizendo que sabia que tínhamos esperado “a loooooooooooooooong while” (passaram 9 anos desde a última vinda dos IN FLAMES a Portugal). De repente pediu a máquina fotográfica a um fã na primeira fila, dizendo com ar sério que naquela noite ele não ia fotografar... nós é que deveríamos ser fotografados. Tirou algumas fotos à plateia antes de devolver a máquina (não sem antes fingir que não tencionava fazê-lo) e apresentou o clássico “Trigger”. Foi quando o verdadeiro mosh começou.

“Swim”, do álbum “Clayman”, foi uma surpresa, pois não a tocavam ao vivo há imenso tempo. E “The Hive”, de “Whoracle”, encheu as medidas dos fãs mais old school.

Muitas das vezes ouvia-se mais o público que o próprio Fridén, que levou o vocalista a classificar-nos de “beautiful”, dizendo ainda que Björn Gelotte de certeza que estava a esconder uma erecção por trás da guitarra.

O técnico de luz fazia anos naquela noite, e mal Fridén o disse, uns poucos começaram a cantar os parabéns. Outros fizeram o mesmo, mas sem acompanhar os primeiros, de modo que estavam todos a cantar uns para cada lado. Fridén abanou a cabeça, mandou parar e recomeçar, todos juntos. Aí sim, cantámos em sintonia.

Em “Only For The Weak” pôs-nos todos a saltar e em “Delight And Angers” puxou um fã para o palco. Trocou o micro pela câmara do rapaz e mais uma vez andou a fotografar o público. Quanto ao rapaz, não sei se não sabia a letra ou se estava simplesmente envergonhado (ou extasiado), pelo que preferiu estender o micro ao público e limitou-se a saltar. Quem pegou no micro fez um bom trabalho, ao ponto de Fridén lhe dizer no final “you have a strong voice, my boy”.

Fridén agradeceu então à equipa que os acompanhava. Que eles, IN FLAMES, só bebem cerveja e tocam metal, o trabalho é todo da crew. Por isso pediu-nos uma salva de palmas e acrescentou ainda que um dos técnicos de guitarra era português, o que mereceu mais palmas ainda e o nome gritado por todos: “Fish, Fish, Fish!”. Fish não teve outro remédio senão vir à frente do palco, onde Fridén o abraçou e embalou por momentos. De seguida disse-nos que queria que nós dançássemos como ele e Fish tinham feito, ao som de “Cloud Connected”.

O concerto terminou com “The Mirror’s Truth” e “Take This Life”. A banda despediu-se com um ar satisfeito e agradecido, e todos esperavam que voltassem para um encore. Tal não aconteceu, para desilusão total, mas a verdade é que foram interpretadas 16 músicas em cerca de 80 minutos – não se pode dizer que tenhamos “sido roubados”. E se ficaram alguns clássicos por tocar... bem, com mais de 20 anos de carreira e 10 álbuns editados, é impossível tocá-los todos. A prestação em palco foi incrível e pela reacção geral de quem lá esteve, creio que a setlist foi algo secundário. Claro que gostaria de ter ouvido “Pinball Map” ou “My Sweet Shadow”, por exemplo, mas não fiquei de todo desiludida.

Setlist: http://www.setlist.fm/setlist/in-flames/2011/hard-club-porto-portugal-53d02f49.html

www.inflames.com

Agradecimentos: Prime Artists, por mais uma oportunidade para realizar esta reportagem; Toño Aguirre, por me ter cedido a setlist de NOCTIFERIA; Carlos, por literalmente me ter protegido as costas. Se não fosse ele, provavelmente teria saído do Hard Club com mais do que apenas um lábio rebentado...















Last edited by Pieni on Fri Sep 16 2011, 19:36; edited 1 time in total
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 39
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Fri Sep 16 2011, 14:42

Estive presente nesta noite bem quente e animada

Vi só mei concerto dos eslovenos e não desgostei, estão bastante bem mais melódicos do que pensava. boa prestação, espero os ver por cá outra vez.

Com o Hard CLub cheio e após 9 anos depois de os ter visto no Sá da bandeira na tour do Reroute to Remain .foi com muito agrado que os vi.
Tranquilo a verem uma banda que cresceu imenso nos últimos 10 anos, mais melódicos e talvez mais mainstream, mas sem nunca perderem a sua força de palco .Gostava dos álbuns mais death metal do inicio da sua carreira, mas gosto muito do que fazem hoje em dia.
Tocam aquilo que mais gostam e isso é o mais importante, estarem a tocar um sem feeling é enganar os Fans.

Gostei imenso do setlist, claro que gostava que tivessem tocado dois antigos, não por serem antigos, mas porque gosto bastante deles como a Behind The Space e a Artifacts of the Black Rain, mas não deu e e´compreensível.
Estão a promover o álbum e tem que tocar mais temas novos.

Apesar de ser a primeira data da tour, toda a banda esteve bem disposta e o público também .
por isso noite positiva para ambos.
Eu saí de lá contente e alegre .

boa disposição reinou nessa noite e ainda bem

a Quiet Place e a Clod connected, Trigger foram um mim

Parabéns à Renata pela Report

e venham de lá essas fotos que de certeza que também estarão ok




Nota: estive mesmo para ir roubar o boné ao Andrees eheheh
Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Fri Sep 16 2011, 15:47

Cismaste mesmo com o boné do Fridén!

A "Artifacts Of The Black Rain" foi a primeira música que ouvi deles. Também gostava que a tivessem tocado. Mas é como dizes, Mig: mudam-se os tempos... Eu não consigo imaginar uma banda a fazer o mesmo durante 20 anos e manter-se criativa! Olhas para os Children Of Bodom, por exemplo, e entendes o que quero dizer... =P
Back to top Go down
Max
Music listener


Registration date : 2009-10-09
Male Number of posts : 113
Country/ City : Porto
Preferred Music Style : Metal

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Sun Sep 18 2011, 23:04

Headbanging
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 39
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Tue Sep 20 2011, 15:48

Adorei rever In Flames além de ter encontrado bons amigos no publico.
Peço desculpa pela pouca qualidade de fotos, mas além da pouca iluminação de palco estava com a máquina da nossa Renata (obrigada) e não conseguia mudar as definições de modo a disparar mais rápido para não desfocar mas a obter luz. Depois disso, como além de estar sem máquina (espero que chegue esta semana) estou sem computador e como tal sem programa de edição. Só consegui mesmo o básico (logo, assinatura e pouco mais).
Boa report Tita.
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Tue Sep 20 2011, 20:33

Sandra Manuel wrote:
estava com a máquina da nossa Renata (obrigada)

De nada, linda ^^ Tu ias fotografar, eu só ia escrever... qual o interesse de ter a máquina no armário? ;-) Quando não estamos habituados às máquinas é complicado, mas mesmo assim, acho que fizeste um bom trabalho também
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 39
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Wed Sep 21 2011, 11:55

Obrigada ;)
Já reparaste de quem é a mãozita com a máquina e folha de apontamentos no ar não já? ehehe
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Wed Sep 21 2011, 11:58

Foi a primeira coisa que reparei!
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 39
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Thu Oct 13 2011, 17:30

Finalmente vi as fotos ufa e gostei .
tiraste ao boné :D nice eheh

até a Renata aparece com o papel na mão e máquina na outra, épico ehe


BY the Way a primeira foto é mesmo parecida com uma minha :D, pose é a mesma a sgurar o Mike

Back to top Go down
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Thu Oct 13 2011, 19:54

MI-13 wrote:
a primeira foto é mesmo parecida com uma minha :D, pose é a mesma a sgurar o Mike

O Fridén anda a copiar-te?! Tss tss!

Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 39
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Fri Oct 14 2011, 13:19

Pieni wrote:
MI-13 wrote:
a primeira foto é mesmo parecida com uma minha :D, pose é a mesma a sgurar o Mike

O Fridén anda a copiar-te?! Tss tss!


Vá lá que eu não uso muito o boné eheheh
é que ele voa oolol
Back to top Go down
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 39
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   Mon Jun 25 2012, 12:26

Podiam vir cá outra vez apetecia-me ver este concerto outra vez ahaha
Back to top Go down
Sponsored content




PostSubject: Re: 2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club   

Back to top Go down
 
2011.09.13, IN FLAMES + NOCTIFERIA, Hard Club
View previous topic View next topic Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Dubversao: Vegas Club, Sao Paulo Brazil, Feat. Ranking Joe part. 2
» Bible Verse For The Day...2011
» Rock & Worship Roadshow 2011 Tour
» Jean Luc Ponty, Frank Gambale joins Return to forever 2011
» Addies: Cue Club, Queens NY. 1995

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Hard n Heavy :: Live Music Feedback-
Jump to: