Backstage Music


 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 
 

 Reportagem: MR. BIG + MOTEL 21, Hard Club, 2011-09-26

View previous topic View next topic Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Reportagem: MR. BIG + MOTEL 21, Hard Club, 2011-09-26   Wed Sep 28 2011, 01:29

WHAT IF... TOUR


26 de Setembro de 2011
Hard Club
Line-up: MOTEL 21, MR. BIG
Texto & fotos: Renata Lino


Durante a tarde, o Hard Club anunciou o concerto no seu Facebook, terminando com "ainda há bilhetes". Fiquei a pensar se seria uma estratégia de marketing ou se realmente iria estar uma casa tão cheia que era necessário alertar sobre os últimos bilhetes disponíveis. Era a segunda hipótese!

Claro que isso não se verificou logo ao abrir das portas. Em grande parte devido à fraca promoção alertando para uma primeira banda, mas também um pouco por o nome MOTEL 21 não dizer nada a muita gente - e infelizmente é essa a realidade do nosso país: só as "bandas grandes" interessam ao público.

Eu própria nunca tinha ouvido falar deles, mas sempre tive uma atitude de "passo-a-conhecer". E qual a minha surpresa quando, afinal, reconheci dois dos músicos dos meus tempos de escola! Pelo menos esses passaram por bandas como os EXCISE, NÓRDICA e DUST, o que demonstra que não são propriamente novatos na matéria.

Com uma guitarra eléctrica e duas acústicas, temperado com teclas, providenciam um rock ligeiro agradável. Rock ligeiro, não heavy metal – o vocalista Diogo Lima usou este termo mais à frente meramente como um exemplo do que se faz fora das luzes da ribalta, que é difícil ter uma banda desse género em Portugal, pois só o fado tem projecção. E como tal, a solução era incorporar o fado. Com acordes típicos do estilo, onde creio ter reconhecido alguns d'"A Vaca De Fogo" dos MADREDEUS, adaptaram o som da guitarra portuguesa ao tema "Uprising" dos MUSE (o que não deixei de achar engraçado, pois junto vieram as habituais palavras "há que apoiar o que é nosso" e foram escolher uma banda britânica para passar a mensagem). Em todo o caso, ficou uma cover muito interessante, original, e que a maioria do público acompanhou. E aplaudiu. Mas já nos temas dos próprios MOTEL 21, como “If It Goes Up” ou “On The Edge”, tinham mostrado agrado com palmas e hey!s.

Uma meia hora bem passada, que terminou com "Back In Time", tema da altura em que ainda faziam parte dos DUST.

www.motel-21.com






Ainda não eram bem 21:30 quando as luzes se apagaram e, um a um, os quatro elementos dos MR. BIG entraram em palco. "Daddy, Brother, Lover, Little Boy" foi o tema de abertura, com Paul Gilbert e Billy Sheehan tocando o solo com um berbequim em vez de uma palheta – ou não fosse o título alternativo desta música "The Electric Drill Song".

Não tinha ideia que os MR. BIG tinham tantos fãs devotos em Portugal. As músicas mais conhecidas eram cantadas do princípio ao fim por toda a sala, mas mesmo aquelas que não passavam na MTV tiveram direito a um sonoro coro.

Sonoro é também o adjectivo certo para as cordas. Amante de baixo como sou, fiquei do lado de Sheehan, onde o som deste abafava tudo o resto. E tenho a certeza que quem ficou do lado de Gilbert sentiu o mesmo em relação à guitarra. Mas lá ajustaram o volume, ou os meus ouvidos acabaram por se habituar, e antes do concerto chegar a meio já conseguia ouvir a voz de Eric Martin e distinguir melhor os outros instrumentos.

Martin não precisava dizer o título de “Just Take My Heart” depois de ter anunciado que a música seguinte era do início dos anos ’90 e que tratava de “heartache”.

Os solos de Sheehan e Gilbert foram minutos de pura genialidade, enquanto que Martin irradiava boa disposição ao dançar e saltar. E também quando nos pôs, “brothers and sisters”, a berrar aleluia e algo que agora nem consigo repetir mas tinha “rabo” pelo meio – alguém lhe ensinou o significado da palavra e ele estava todo divertido ao fazer-nos pronunciá-la.

Depois de “Addicted To That Rush” fizeram a vénia de despedida, mas não tardou para que voltassem para o encore. Martin queria que cantássemos com ele e acordássemos a vizinhança com “To Be With You”. E se não fosse pela excelente insonorização do Hard Club, acho que a teríamos acordado mesmo.

Seguiu-se “Colorado Bulldog”, e embora a cover de Cat Stevens, “Wild World”, tenha sido um marco na carreira dos MR. BIG, foi “Smoke On The Water” dos DEEP PURPLE que escolheram para o repertório. Com uma particularidade: todos trocaram de posição! Gilbert foi para a bateria, Martin para a guitarra, Pat Torpey para o baixo e Sheehan deu um espectáculo na voz. A meio da música Sheehan passou o micro a Torpey, pegando na guitarra de Martin, que por sua vez foi para o baixo – só Gilbert continuou todo entusiasmado atrás da bateria. Torpey também cantou bem.

O derradeiro tema foi “Shy Boy”, da autoria de Sheehan e interpretado originalmente por David Lee Roth.

Durante duas horas – sim, duas horas! – assistimos a um concerto de rock pintalgado de blues de extrema qualidade. Sheehan já cá tinha estado há uns anos, no Cinema do Terço, para um workshop, mas foi a primeira vez que os MR. BIG tocaram em Portugal. E ficaram encantados. Prometeram voltar. Acredito que só não o farão se não arranjarem uma promotora que os traga, pois a vontade da banda de regressar estava estampada nas suas caras. Assim como na nossa de que queríamos vê-los novamente.

Setlist: http://www.setlist.fm/setlist/mr-big/2011/hard-club-oporto-portugal-bd009de.html

www.mrbigsite.com















Last edited by Pieni on Tue Oct 18 2011, 00:18; edited 1 time in total
Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 39
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: Reportagem: MR. BIG + MOTEL 21, Hard Club, 2011-09-26   Fri Oct 07 2011, 12:24

Tive muita pena de não poder ir, mas devido a contratempos familiares não me era mesmo possível.
Obrigada Tita por nos passares a mensagem.
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: MR. BIG + MOTEL 21, Hard Club, 2011-09-26   Fri Oct 07 2011, 12:50

Sandra Manuel wrote:
Obrigada Tita por nos passares a mensagem.

Ora essa, já sabes que adoro isto ;) E era um concerto que achei que o Backstage não devia deixar passar em branco.

Eles disseram que iam voltar. Para a próxima vamos as duas
Back to top Go down
Sponsored content




PostSubject: Re: Reportagem: MR. BIG + MOTEL 21, Hard Club, 2011-09-26   

Back to top Go down
 
Reportagem: MR. BIG + MOTEL 21, Hard Club, 2011-09-26
View previous topic View next topic Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Find A Grave.com
» Dubversao: Vegas Club, Sao Paulo Brazil, Feat. Ranking Joe part. 2
» Bible Verse For The Day...2011
» Rock & Worship Roadshow 2011 Tour
» Jean Luc Ponty, Frank Gambale joins Return to forever 2011

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Rock :: Live Music Feedback-
Jump to: