Backstage Music


 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  Log in  
Photobucket
INTERVIEWERS WANTED!
+Info

Share | 
 

 Reportagem: THE MISSION UK + KARPE DIEM, 2011-10-14, Hard Club

View previous topic View next topic Go down 
AuthorMessage
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Reportagem: THE MISSION UK + KARPE DIEM, 2011-10-14, Hard Club   Sun Oct 16 2011, 17:33

XXV Tour



14 de Outubro de 2011
Hard Club
Line-up: KARPE DIEM, THE MISSION UK
Texto & fotos: Renata Lino


Em 2008 Wayne Hussey anunciou uma “pausa indeterminada” (para muitos, “o fim”) nas actividades dos THE MISSION UK. Três anos depois, ele conseguiu reunir dois dos elementos originais – baixista Craig Adams e guitarrista Simon Hinkler – para uma tour de celebração dos 25 anos da banda. O aniversário já era um motivo válido por si só para encher a sala. O facto de ainda não haver certezas se a “pausa” irá continuar depois disto, tornava este concerto (e o de Lisboa) imperdível – a lotação do Hard Club esgotou cerca de uma hora antes da abertura de portas (que entretanto atrasou uns 40 minutos).

A última vez que os tinha visto tinha sido em 2005, no Hard Club original, com uma banda portuguesa na primeira parte. O que foi uma grande desilusão para mim, pois estava à espera dos noruegueses ELUSIVE, e talvez por isso não tenha sido capaz de apreciar o concerto devidamente. Nem sequer cheguei a perceber quem eram, pois se o vocalista apresentou a banda, não me apercebi. E não encontrei nenhuma reportagem sobre o concerto que indicasse o seu nome. Mas a mesma banda voltou a ser escolhida para abrir para THE MISSION e pude preencher essa falha do passado: KARPE DIEM (curiosamente, existe uma banda norueguesa com o mesmo nome). Pude ainda prestar mais atenção e perceber que se trata, afinal, de uma boa banda, com um rock consistente e uma performance bastante activa.

Logo após começarem com “Facada”, ocorreu um pequeno problema técnico na guitarra de Nuno Moás, mas a que Paulo Inácio deu a volta, aproveitando a situação para apresentar “Não Me Leves A Mal”.

Umas breves palavras sobre a crise e política nacional, e Inácio dedicou “Silêncio” ao presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

Havendo vídeos oficiais para “Uma Cama No Chão” e “De Todos Os Males”, eram dois temas que não poderiam faltar. No último, cantado por Moás, Inácio saiu do palco para ir buscar um cigarro e uma máquina fotográfica, com que tirou algumas fotos ao público, que batia palmas e saltava com vontade.

Encerram com “As Pessoas (Como Se A Pressa Fosse Urgente)” e um “até breve”.

www.karpediem.org/rosto.htm










“Dambusters March”, da banda sonora do filme “The Dam Busters” (1955), fez-se ouvir quase às 22:30, sendo os seus primeiros segundos abafados pelos gritos e aplausos do ansiosos fãs – gritos e aplausos que triplicaram de intensidade quando os britânicos pisaram o palco.

O público mostrou a sua lealdade desde a primeira música, “Beyond The Pale”, até à última, “1969”. O maior ênfase era nos refrães, que Hussey nos deixava cantar sozinhos, mas o acompanhamento mantinha-se por toda a música.

Hussey agradecia constantemente, em português, e depois de “Severina” disse-nos, também na nossa língua (a sua esposa é brasileira e há muitos anos que Hussey reside no Brasil) que estava com gripe e precisava da nossa ajuda na canção seguinte. Não disse o título, mas não era preciso – não creio que tenha havido alguém a não reconhecer “Butterfly On A Wheel”. Assim como também não acredito que fosse por esta ser a minha música preferida que me deixou completamente arrepiada ao ouvir a dita ajuda do público – foi mesmo um dos (muitos) momentos altos da noite. Destaco ainda a força que Hussey pôs na palavra “sharp” (“cold autumn winds cut sharp as a knife”) e como no final nos disse que cantávamos melhor que ele.

“Wasteland” também marcou a noite, a seguir à qual Hussey entregou uma palheta a uma fã na primeira fila, e em “Deliverance” a banda abandonou o palco no final, deixando-nos a gritar “... give me deliverance, deliver me” por nossa conta.

Para o primeiro encore, apenas Hussey regressou com a sua guitarra, perguntando se estávamos a ter uma boa noite e acrescentando “muito quente” – o que era um eufemismo. O Hard Club parecia uma autêntica sauna, a roupa colava-se ao corpo de toda a gente, de tão molhada que estava, mas ninguém parecia muito preocupado com isso. Hussey anunciou então que iria tocar aquela música sozinho – referindo-se aos restantes elementos da banda, obviamente, pois o público não o abandonou. Tal como na Queima das Fitas do Porto de 2000, na primeira vez que os vi, “Like A Child Again” foi interpretada em semi-acústico.

Todos dançámos ao som de “Tower Of Strength” e, mais para o final, Hussey decidiu refrescar-nos um pouco, atirando uma garrafa de água aberta.

Voltaram a deixar o palco depois de “Blood Brother”, regressando para o último encore com “1969”.

Hussey poderia estar gripado (de facto a sua voz estava algo nasalada) mas a sua prestação em palco não desapontou ninguém. Um concerto memorável, sem dúvida.

http://themissionuk.com/wp/



















Back to top Go down
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager
avatar

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 39
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

PostSubject: Re: Reportagem: THE MISSION UK + KARPE DIEM, 2011-10-14, Hard Club   Tue Oct 18 2011, 20:04

Deve ter sido mesmo grande concerto que se calhar não voltaremos a ver.
Obrigada pela report Tita. Sempre a dar-lhe!
Back to top Go down
http://www.sandramanuel.com
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3
avatar

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

PostSubject: Re: Reportagem: THE MISSION UK + KARPE DIEM, 2011-10-14, Hard Club   Tue Oct 18 2011, 20:21

Sandra Manuel wrote:
Deve ter sido mesmo grande concerto

Mesmo!

Claro que, depois das 3 primeiras músicas, foi quando vieram as melhores luzes e as melhores poses... bah =P Mas foi da maneira que dancei o tempo todo ;-)
Back to top Go down
Sponsored content




PostSubject: Re: Reportagem: THE MISSION UK + KARPE DIEM, 2011-10-14, Hard Club   

Back to top Go down
 
Reportagem: THE MISSION UK + KARPE DIEM, 2011-10-14, Hard Club
View previous topic View next topic Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Bible Verse For The Day...2011
» Rock & Worship Roadshow 2011 Tour
» Jean Luc Ponty, Frank Gambale joins Return to forever 2011
» Opeth US Tour Dates 2011 - yo Shawn, opening act is Katatonia!
» DAVE MUSTAINE Wants To Form 'Supergroup' With METALLICA's HETFIELD, ULRICH - Aug. 10, 2011

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
Backstage Music :: General :: Rock :: Live Music Feedback-
Jump to: