Reportagem: GUANO APES, Coliseu do Porto, 17 de Fevereiro

View previous topic View next topic Go down

Reportagem: GUANO APES, Coliseu do Porto, 17 de Fevereiro

Post by Pieni on Sun Feb 19 2012, 19:40

BEL AIR TOUR


17 de Fevereiro de 2012
Coliseu do Porto
Texto: Renata Lino
Fotos: Sandra Manuel


O concerto estava marcado para as 22:00 e foi a essa hora que pontualmente começou. E enquanto que o título do tema de abertura foi o oposto ao que se passou naquela noite – “Quietly” – já o segundo traduziu-a exactamente: “Oh What A Night”.


Depois de dizer “you know what? You can’t stop me” e “I’ve always like to open my eyes” e interpretar as respectivas músicas, Sandra Násic dirigiu-se então ao público, afirmando que era bom estar de volta ao Porto. E apontando numa determinada direcção, acrescentou, com um sorriso nos lábios “and you were there last night in Lissabon”. Fãs dedicados.


Aliás, quando depois de “Sunday Lover” foi a vez do guitarrista Henning Rümenapp falar, ficámos a saber que Portugal era como a segunda casa dos GUANO APES. Que terem dado o primeiro concerto no nosso país (em Braga), depois da reunião em 2009, tinha sido deliberado e que o modo como foram recebidos fê-los sentir que voltar a tocar juntos tinha sido a escolha certa. “So thank you!”


Sandra perguntou ao público quem é que tinha o novo álbum. Embora o Coliseu estivesse cheio (não a rebentar pelas costuras, mas muito bem compostinho) não foram muitos os que responderam, com Sandra a dizer precisamente que não era assim tanta gente. Mas com ou sem o álbum em sua posse, praticamente toda a sala berrou o refrão de “Fire In Your Eyes”.


No final de “Pretty In Scarlet” foi novamente Rümenapp que falou, depois de trocar a guitarra pelo baixo e Stefan Ude o baixo pela guitarra. Contou-nos de como às vezes, ao compor, trocavam de instrumentos e parecia que tinham acabado de criar o melhor riff do mundo... para no dia seguinte perceberem que “it was totally crap”. Mas numa dessas vezes tinham conseguido “something like this”, começando então a tocar “Tiger”.


Mais à frente, Sandra perguntou se éramos ou tínhamos “a fanman” connosco. “Tonight I’m going to be a fangirl for you”.

Rümenapp apresentou de seguida “o último tema”, “This Time”, agradecendo pela enésima vez todo o apoio que sempre lhes demos ao longo de todos aqueles anos.


Uns breves minutos às escuras, com o público a gritar “GUANO! GUANO!” e a bater fortemente com os pés no chão, e o encore começou com a instrumental “Plastic Mouth”. Sandra voltou ao palco depois, para “Staring At The Sun”.


A vocalista tinha na mão um copo com algo dourado, que ao longe até podia parecer cerveja. Mas ela disse que, em tour, nem sempre era aconselhável bebidas alcoólicas e que nada como mel para acalmar as cordas vocais. Não sei se era mesmo mel puro ou hidromel (esta bebida tem ganho muita fama no nosso país), mas Sandra afirmou que era português. Depois, chegando-se a uma fã na primeira fila, estendeu-lhe o copo, disse para ela meter o dedo lá dentro e lamber. “Yeah! Now what do you want to hear?”, ao que a rapariga gritou em plenos pulmões “BIG IN JAPAN!”. E foi precisamente a cover de ALPHAVILLE que se seguiu. Com tanta gratidão e satisfação da parte da banda, quase que esperava que a certa altura eles mudassem a letra para “Big In Portugal”, mas tal não aconteceu.


A música seguinte seria mesmo a última e desta vez foi o público em massa que pediu “Lords Of The Boards”. Mas primeiro, Rümenapp tomou mais uma vez o microfone, para dizer que aquele era o último concerto da “Bel Air Tour”, e que embora estivesse triste, não via melhor maneira de acabá-la do que em Portugal. Aproveitou para apresentar o guitarrista de apoio Mirco “Godi” Hildmann, que os tinha acompanhado Europa fora (“Portugal is definitely the best!” gritou Hildmann, erguendo um copo). E como estávamos em época de Carnaval, no dia anterior, ao passear em Lisboa, tinham encontrado uma loja barata onde compraram alguns trajes para o último concerto. Rümenapp envergou então uma estranha batina, Ude assumiu o papel de Super Homem (embora sem o famoso S no peito – loja barata, não se esqueçam), Hildmann de Homem Aranha e o baterista Dennis Poschwatta apresentou-se com uma volumosa cabeleira afro. Sandra não tinha qualquer peça carnavalesca, mas não quis ficar atrás dos companheiros, indo então buscar os seus óculos de sol.


Chegou assim ao fim um excelente concerto rock, caracterizado pela energia de Sandra, os saltos de Ude, a força de Poschwatta (que até partiu algo da bateria – creio que foi um pedal), a simpatia de Rümenapp e o entusiasmo de Hildmann. E um profissionalismo notável da parte de todos. Quanto à participação do público, não é de admirar que os GUANO APES tenham semelhante carinho pelo povo português.

www.guanoapes.org


Last edited by Pieni on Mon Feb 20 2012, 18:03; edited 1 time in total (Reason for editing : mais 2 fotos)
avatar
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

Back to top Go down

Re: Reportagem: GUANO APES, Coliseu do Porto, 17 de Fevereiro

Post by Sandra Manuel on Mon Feb 20 2012, 17:31

Excelente report Renata. Curti o concerto, apesar de não conhecer o último álbum e pelo que me pareceu é mais calmo que os anteriores. No entanto, Guano Apes é uma boa banda em cima do palco, muito interativa e animada.
avatar
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 38
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

http://www.sandramanuel.com

Back to top Go down

Re: Reportagem: GUANO APES, Coliseu do Porto, 17 de Fevereiro

Post by Pieni on Mon Feb 20 2012, 17:37

Estavas melhor que eu, só conhecia bem o primeiro álbum xD Mas era impossível estar quieta a ouvir aquilo. A energia deles é contagiante
avatar
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

Back to top Go down

Re: Reportagem: GUANO APES, Coliseu do Porto, 17 de Fevereiro

Post by MI-13 on Fri Mar 02 2012, 20:34

Boa report de ambas.
o novo álbum está mais rock e gostei bastante .

ainda bem que Guano estão vivos.
Especialmente a Sandra
avatar
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 38
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

Back to top Go down

Re: Reportagem: GUANO APES, Coliseu do Porto, 17 de Fevereiro

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum