2012.10.19 e 20 ANATHEMA

View previous topic View next topic Go down

2012.10.19 e 20 ANATHEMA

Post by Sandra Manuel on Sat Jun 09 2012, 11:15

EUROPEAN TOUR





19 de Outubro - Hard Club - Sala 1 (Porto)
20 deOutubro - Paradise Garage (Lisboa)

Aberturade Portas - 20h00
Inicio do Espectáculo -21H00






Há certas bandas que criam músicaque nos pode afetar emocionalmente de formas que nunca sequer poderíamos ter imaginado nos nossos sonhos mais loucos. E, depois, há osANATHEMA. Uma inocente brincadeira de amigos, que se transformou num grupo com um talento imenso para escrever canções, ótimascanções, que nos tocam no coração. Cá dentro, bem lá no fundo. Temas carregados de uma emoçãopalpável a cada nota ou linha vocal, que agarram o ouvinte de uma forma intensa – a que ninguém, nem o mais gélido doscorações metaleiros, consegue ficar indiferente. Dos primeiros registos mais doom às paisagens encantadores dos discos maisrecentes, passando pela doce solidão que dominou grande parte dos álbuns que gravaram nos anos que rodearam a viragem de milénio,a banda britânica tem encarado sem qualquer receio ou pudor a missão a que se propôs desde muito cedo na sua carreira –transcender os limites da música como forma de arte.

Ao nono longa-duração e mais deduas décadas depois de se terem juntado, os ANATHEMA mostram que o seu génio não pára de crescer e que a criatividadecontinua a fluir como se ainda tivessem algo a provar a alguém. O recentemente editado «Weather Systems» pega nas belíssimaspaisagens sonoras que dominaram o anterior «We're Here Because We're Here» e aproxima-as ainda um pouco mais da perfeição,com o projeto liderado pelos irmãos Cavanagh a dar um passo derradeiro no estremar dos laços emocionais que se podem estabelecer entrequem cria e ouve música. E é precisamente esse o disco que serve de mote ao regresso do quinteto a Portugal, para uma data-dupla compassagem pelo Hard Club no Porto e pelo Paradise Garage em Lisboa, nos dias 19 e 20 de Outubro, respetivamente. Dois concertos a não perder,que – tendo em conta a relação muito próxima que os músicos foram desenvolvendo com o público nacional aolongo dos anos e a reação entusiasta com que foram brindados na última edição do Vagos Open Air – prometemdar origem a mais duas noites memoráveis, daquelas para recordar por longos anos e, quiçá, partilhar com os filhos ou netos umdia mais tarde.

Ao lado dos Paradise Lost e My Dying Bride, osANATHEMA completaram a tríade do doom britânico no início dos anos 90, ajudaram a estabelecer os parâmetros para afusão death/doom e cimentaram-na, por direito próprio, como um subgénero da música extrema. Abraçando oimaginário gótico e cinzentão tipicamente britânico, entre lápides cobertas de musgo, os músicos de Liverpoolassinaram, no espaço de quatro anos, algumas das pedras basilares do estilo. «Crestfallen», «Serenades»,«Pentecost III» e «The Silent Enigma» estabeleceram a sonoridade, influenciaram toda uma geração e viram o nomeda banda inscrito no panteão da música lenta e pesada. Desde «Eternity», em 1995, talvez inspirados pela imensidão degrupos que tentavam recriar o que tinham feito nos primeiros discos, optaram por uma abordagem mais melódica e atmosférica, que deuorigem a outros tantos títulos um pouco diferentes mas igualmente incontornáveis – «Alternative 4»,«Judgement», «A Fine Day To Exit», «A Natural Disaster» e «We're Here Because We're Here».



BIOGRAFIA:

Quando se juntaram, em 1989, os Anathema eramapenas um grupo de amigos com gosto comum pela agressividade do death metal, a lentidão paquidérmica do doom e os ambientesgóticos, chuvosos e trágicos – tipicamente britânicos. Os irmãos Daniel e Vincent Cavanagh lideraram desde cedo abanda que, em 1992, se estreou com o EP «Crestfallen» e o álbum «Serenades». Transformaram-se, quase de imediato, numadas sensações do fértil movimento underground europeu da primeira metade dos anos 90. Com o EP «Pentecost III»,lançando em 1995, atingem o pico da sua fase como banda mais explicitamente agressiva e épica, invocando o espírito dos BlackSabbath de uma forma inquestionável e assinando o pináculo criativo com a épica «We, The Gods».

A plataforma para um processo constante dereinvenção começou com a saída do vocalista Darren White. Vincent passou a acumular as funções deguitarrista e vocalista, apoiado no irmão mais velho Daniel, guitarrista e a principal âncora da banda. Depois de muitos reajustes aformação fica agora completa com o Cavanagh mais novo, Jamie, no baixo, Les Smith nas teclas, John Douglas na bateria e, a últimaadição ao grupo, a sua irmã Lee, nas vozes de apoio. As mudanças foram muitas, mas os estrategas do grupo souberam comomanter a estabilidade essencial para não darem passos em falso ou, o que não seria impensável para uma banda que estáconstantemente à procura de novas soluções, muito ao lado. Até porque nunca os deram; o seu desenvolvimento tem sido bemsustentado e o crescimento, que já começa a merecer o estatuto de culto entre quem percebe que o peso não tem necessariamente deestar apoiado no volume ou na distorção das guitarras, deu-se com passos seguros.

No período entre 1995 e 1998lançaram três discos que marcaram para sempre uma geração. «The Silent Enigma», «Eternity» e«Alternative 4», todos com selo Peaceville, mostraram-nos cada vez mais entregues ao seu lado melódico e introspetivo, ao jeito dabanda-sonora perfeita para uma qualquer noite de Outono. A banda atingia um nível de exposição que nunca tinha tido atéali, assinando rapidamente com a (agora extinta) Music For Nations. «Judgement» (de 1999) é um “clássico” parauma imensa minoria, sendo que «A Fine Day To Exit» (de 2001) e «A Natural Disaster» (de 2003), amplamente elogiado porrevistas como a Metal Hammer, não gozam de um estatuto muito diferente. Mesmo assim, a cada novo lançamento o grupo ia alargando cadavez mais as fronteiras da sua música e, com um som cada vez mais antémico e emotivo, a Natural Disaster Tour viu-os tocar em mais detrinta países e, numa digressão britânica de apoio aos finlandeses HIM, frente a mais de 30.000 pessoas numa sósemana.

Com a falência da Music For Nations, aprimeira das vítimas mais ilustres do declínio da indústria musical, os Anathema ficaram sem editora e isso veio abanar um poucoa sua estrutura. Felizmente mantiveram a visão intacta e, apesar dos contratempos, nunca pararam de compor ou tocar ao vivo – aspassagens por cá, a solo ou como banda, foram diversas e ainda se mantêm bem vivas na memória de quem compareceu. Sete anos desilêncio discográfico depois, interrompido apenas pela edição do semi-acústico «Hindsight» em 2008,voltam finalmente aos discos de originais em 2010 – com o elogiado «We’re Here Because We’re Here e – aproveitando oembalo e o facto de estarem a atravessar uma das fases mais produtivas da sua carreira, acabam de editar o novíssimo «WeatherSystems».

19 de Outubro - Hard Club - Sala 1 (Porto)
20 de Outubro - Paradise Garage(Lisboa)

Preço dos bilhetes: 25,00Euros

Abertura de Portas - 20h00
Início doEspectáculo - 21h00


Bilhetes à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (1820 - www.ticketline.sapo.pt).
avatar
Sandra Manuel
Backstage Press | Manager
Backstage Press | Manager

Registration date : 2008-03-06
Female Number of posts : 2133
Age : 39
Country/ City : Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

http://www.sandramanuel.com

Back to top Go down

Re: 2012.10.19 e 20 ANATHEMA

Post by MI-13 on Tue Jun 12 2012, 16:23

Espero lá estar para os ver . já não os vejo há alguns anos
avatar
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 38
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

Back to top Go down

Re: 2012.10.19 e 20 ANATHEMA

Post by verpertine on Mon Aug 27 2012, 11:15

A banda norte-americana de prog rock ASTRA estreia-se em Portugal em Outubro, na primeira parte dos concertos de Anathema.
avatar
verpertine
News press
News press

Registration date : 2007-09-23
Male Number of posts : 657
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : All Styles

Back to top Go down

Re: 2012.10.19 e 20 ANATHEMA

Post by verpertine on Mon Aug 27 2012, 11:18

avatar
verpertine
News press
News press

Registration date : 2007-09-23
Male Number of posts : 657
Country/ City : Portugal
Preferred Music Style : All Styles

Back to top Go down

Re: 2012.10.19 e 20 ANATHEMA

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum