Reportagem: HYPOCRISY + HATESPHERE + THERIOMORPHIC, Hard Club, 2013/09/30

View previous topic View next topic Go down

Reportagem: HYPOCRISY + HATESPHERE + THERIOMORPHIC, Hard Club, 2013/09/30

Post by Pieni on Thu Oct 03 2013, 21:28

END OF DISCLOSURE WORLD TOUR 2013


30 de Setembro de 2013
Hard Club (Sala 2)
Line-up: THERIOMORPHIC, HATESPHERE, HYPOCRISY
Texto + fotos: Renata Lino


Já não é a primeira vez que isto acontece, mas confesso que não esperava que acontecesse com Hypocrisy: o concerto inicialmente marcado para a Sala 1 do Hard Club ser transferido para a Sala 2 devido à fraca venda de bilhetes. É certo que tinham tocado em Lisboa na noite anterior, sendo desnecessária a concentração de fãs num só concerto, e que já haviam visitado o nosso país em Abril do ano passado, no Steel Warriors Rebellion, mas sendo a lenda que Peter Tägtgren é, contava que a comunidade metaleira nortenha tivesse conseguido dar a volta à crise de alguma maneira para ver estes senhores.

Coube aos lisboetas Theriomorphic aquecer o público. A tocar death metal desde 1997, “Death Almighty” e “Silent Moon” foram os temas escolhidos para dar o pontapé de partida. Conforme o próprio vocalista/baixista Jó disse, não tinham muito tempo (a habitual meia hora da banda de abertura) e não houve grande falatório, apenas a apresentação de uma ou outra música – incluindo o novo tema “Marching Towards The Sun” – e os agradecimentos. A reacção do público foi entusiasta q.b. (muitos ainda não tinham chegado, outros estavam ainda a digerir a mudança de sala), mas a brutalidade do concerto em si não teve falhas. Despediram-se com o tema que dá título ao seu segundo álbum (já de 2008), “The Beast Brigade”.
https://www.facebook.com/themightytheriomorphic










Com o palco já montado para os cabeças de cartaz, não sobrava grande espaço a Esse Hansen para movimentar-se estilo animal enjaulado, como é costume, mas ainda assim o vocalista dos HateSphere não parou quieto.
Com um fresquíssimo oitavo álbum na bagagem (“Murderlust” tinha sido editado apenas três dias antes), a banda dinamarquesa contou com a ajuda de Nikolaj Harlis Poulsen dos Blood Label no baixo, já que o seu próprio baixista Jimmy “The Talent” Nedergaard encontra-se “com baixa”, a preparar-se para um transplante de fígado. O Backstage deseja que tudo corra bem.
Mas foi com “Lies And Deceit” de 2007 que arrancaram, seguido de “500 Dead People” de 2004, mostrando desde cedo que a tour com Hypocrisy era muito mais do que promoção a “Murderlust”. Aliás, apenas o tema-título foi tocado naquela noite, o alinhamento do concerto podendo rotular-se de “best-of”.
Sempre bem dispostos, “Fading Like A Flower” dos Roxette fez-se ouvir e Esse gritou “ROXETTE FOREVER!” antes de começarem a tocar “Hate”. E mais à frente, o vocalista fez um brinde antes de “Drinking With The King Of The Dead”, com Super Bock, a que alguém da primeira fila gritou “a melhor cerveja do mundo!”. Esse respondeu de imediato “estás a falar com dinamarqueses. NÓS temos a melhor cerveja do mundo! Ha ha ha!”.
Apesar do mosh ter sido bastante activo, o número de pessoas na roda era muito reduzido. Mas a pedido de Esse – ou melhor, depois de Esse ter “picado”, perguntando “are you pussies?” – o movimento lá foi mais forte um bocadinho, na última música “Sickness Within”. Um excelente concerto, que esperamos poder rever em breve, mas com os HateSphere como cabeças de cartaz.
http://www.hatesphere.com/












Foi sem grandes surpresas que os Hypocrisy abriram o concerto com “End Of Disclosure”. E aqui sim, a euforia dos presentes era mais do que evidente. Desde o primeiro minuto que acompanharam tanto “the old shit” como “the new shit” – usando as palavras do próprio Tägtgren relativamente ao que iriam tocar.
Tägtren manteve o palavreado ao mínimo indispensável, e embora eu goste de uma boa comunicação com o público, a verdade é que este concerto foi tão grandioso que foi a própria música que criou uma relação de empatia entre banda e ouvintes. Mas ainda foram apresentados alguns temas, e em “Necronomicon” até brincou, dizendo que era um tema que o baixista Mikael Hedlund tinha escrito há muitos anos quando era ainda “young and beautiful”. Também mencionou o calor que se fazia sentir ali na sala, no Porto; que já na noite anterior Lisboa tinha sido quente, mas ali era mais. O público gritou alto, ao que Tägtgren respondeu “you like it hot, don’t you?” e novo grito ainda mais alto, percebendo que agora falava-se de ambiente e não de clima. Algo que pessoalmente também apreciei foi o facto do vocalista dizer “Porto” e “Lisboa”, e não "Oporto", "Lisbon" ou "Lissabon", como normalmente os suecos e os estrangeiros em geral fazem. Gostei  que ele tivesse tido o cuidado de usar os nomes locais.
É impossível destacar um momento mais alto, ou mencionar este ou aquele clássico sem estar a ser injusta para os que não mencionar. Por isso vou incluir a foto da setlist, acrescentado que “Roswell / Porto 47” foi a primeira música do encore e precedida pela intro “The Gathering”.
Tenho ainda a acrescentar que já vi muitos concertos na Sala 2 e este foi, de longe, o que teve melhor som – e assim, a pena de não ter sido na Sala 1 é apenas devida a que semelhante banda merecia uma audiência maior. Melhor não era preciso, pois as cerca de 300 pessoas que ali estiveram foram as proverbiais “poucas mas boas”.
http://www.hypocrisy.cc/
























Last edited by Pieni on Thu Oct 24 2013, 18:29; edited 1 time in total
avatar
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

Back to top Go down

Re: Reportagem: HYPOCRISY + HATESPHERE + THERIOMORPHIC, Hard Club, 2013/09/30

Post by MI-13 on Fri Oct 18 2013, 19:43

  horns up para a reportagem   

Já que não foi assim posso ver e ler como foi a noite
parabéns Renata
avatar
MI-13
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2008-02-26
Male Number of posts : 956
Age : 38
Country/ City : Portugal/V.N.Gaia
Preferred Music Style : MEtal

Back to top Go down

Re: Reportagem: HYPOCRISY + HATESPHERE + THERIOMORPHIC, Hard Club, 2013/09/30

Post by Pieni on Sat Oct 19 2013, 11:27

MI-13 wrote:Já que não foi assim posso ver e ler como foi a noite
parabéns Renata
Foi excelente, Mig.

Obrigado ^^
avatar
Pieni
Backstage Press | Level 3
Backstage Press | Level 3

Registration date : 2009-04-06
Number of posts : 548
Age : 38
Country/ City : Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy

Back to top Go down

Re: Reportagem: HYPOCRISY + HATESPHERE + THERIOMORPHIC, Hard Club, 2013/09/30

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum